quarta-feira, 29 de junho de 2022

 

Por que a escolha do terreno deve ser o último passo antes de construir




Ao iniciar uma nova incorporação ou edificação, por onde sua empresa começa? Pela escolha do terreno e tipologia ou pela análise de mercado que fundamenta as escolhas seguintes? O feeling é um norteador muito comum, mas também esconde alguns perigos, como por exemplo construir um imóvel com características divergentes do interesse dos compradores, baseado em alguma impressão equivocada de mercado. Em consequência, vende-se poucas unidades  pela incongruência do empreendimento com a realidade. 

Quer aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento, atender a real necessidade dos possíveis compradores e obter mais lucro? Leia este artigo até o final, onde vamos compartilhar o melhor caminho a ser percorrido, dentre outras informações relevantes na hora do estudo de viabilidade. Veja abaixo por onde começar:

1- Compreenda o comportamento do mercado 

O primeiro passo é a escolha de determinada região, para análise do que existe até o momento. O mercado primário está relacionado com lançamentos, construções em andamento e edificações recém concluídas. Com esta perspectiva, é possível entender o movimento do mercado atual. Já na análise do mercado secundário, podemos compreender o passado ao observar as construções mais antigas, para analisar a mudança no padrão de construção. 

Ao olhar para o passado e para o presente, é possível realizar uma melhor projeção imobiliária do futuro. Este estudo possibilita alinhar com a real necessidade dos potenciais compradores e suas mudanças comportamentais que refletem na moradia.

2- Entenda o perfil das pessoas

Após entender o padrão de comportamento do mercado, é necessário analisar o perfil das pessoas desta região. Compreender quem são elas ajudará a ter clareza de qual é o público alvo do seu novo empreendimento. Afinal, semelhantes moram próximos aos seus semelhantes. Neste estudo, inclua na análise a renda, o grau de escolaridade, as profissões mais comuns e a quantidade de membros na família. 

Digamos que você analisou e percebeu que a maioria dos residentes é de família com quatro pessoas, mas que as construções atuais são destinadas para pessoas solteiras. Há uma alteração de movimento que precisa ser compreendida e então exige um olhar para quem são os atuais compradores, identificados com a demanda atual. Caso os compradores sejam as famílias e os apartamentos estejam muito menores, há uma incongruência, um movimento econômico equivocado que precisa ser interpretado.

A demanda está diretamente relacionada com as necessidades das pessoas, assimilar a fundo este ponto poderá decidir o sucesso de vendas do empreendimento. Saber de onde estas pessoas vieram, sejam de outros bairros ou cidades, permite identificar com mais profundidade seu perfil de potenciais compradores. Ciente deste padrão, é possível direcionar com maior facilidade a comunicação, ao saber com clareza onde deve atacar seus esforços de marketing.  

3- Realize um estudo de viabilidade 

Agora que você compreende o movimento do mercado e as reais necessidades das pessoas, chegou o momento de estudar a viabilidade econômica. Aqui, já é possível saber qual é a real demanda, então poderá partir para os detalhes das características da construção.

Imagine que seu estudo te levou a conclusão de que o ideal é construir apartamentos de 3 dormitórios, 100m² e 2 vagas na garagem. Então você precisa considerar quantos andares viabilizam o empreendimento, quais são os diferenciais do prédio, qual é a metragem do terreno mais adequado e suas características para uma construção deste porte. Portanto, nesta fase, leve em consideração os custos e levante todas as informações que apontem uma margem ideal para a aquisição do terreno. 

4- Encontre o terreno ideal

Após o estudo de viabilidade, você já sabe exatamente quais são as características fundamentais para a escolha do terreno da nova edificação, adequado com o porte do empreendimento e com a melhor localização recomendada.

Inicia agora a busca pelos terrenos, localizados na região do seu estudo. Além das características exigidas, leve também em consideração estabelecimentos próximos, como mercado, farmácia, escolas, dentre outros, alinhados com o público alvo. 

Todas as etapas percorridas até aqui garantem uma melhor viabilidade de aquisição. Em consequência, é possível conseguir melhores negociações, evitando injetar ainda mais dinheiro na fase inicial do projeto. 

Ao ter certeza de qual tipologia é a mais adequada, facilitará a escolha do terreno, evitará possíveis transtornos futuros e estará muito mais próximo do sucesso do empreendimento. Além de tudo, saberá exatamente onde encontrar possíveis compradores para designar seus esforços de marketing para otimizar as vendas. 




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