quarta-feira, 22 de junho de 2022

 

Novo mercado imobiliário: o que esperar das vendas de imóveis em 2022?




Em grande fase de expansão, o novo mercado imobiliário vem gerando expectativas positivas para este setor. Entre alguns dos fatores considerados essenciais para seu desenvolvimento no país, estão a recuperação da economia, o aumento do volume de crédito imobiliário, o baixo nível das taxas de juros e a vontade de investimento na área.

Nos últimos meses, o novo mercado imobiliário apresentou crescimento no número de vendas de imóveis residenciais, impulsionado pelo crédito imobiliário. Para manter a competitividade no mercado, é fundamental saber o que esperar das vendas de imóveis em 2022!

O que esperar do novo mercado imobiliário?

O novo mercado imobiliário sofreu algumas mudanças nos últimos anos. Por esse motivo, acompanhar as tendências que conquistaram o comprador atual é fundamental para manter a satisfação dos clientes e o lugar no mercado competitivo. Confira as preferências do consumidor em 2022.

Atendimento 100% online

O atendimento online não é novidade no mercado imobiliário. Contudo, para o novo mercado imobiliário, ele se tornou uma necessidade, exigindo que imobiliárias que não utilizavam essa modalidade se atualizassem.

O que antes era usado somente para complementar o atendimento presencial e tirar dúvidas, agora é uma das principais formas de atendimento. Por esse motivo, a atualização e adequação para criar diferenciais como o atendimento online é essencial para manter a concorrência acirrada no mercado.

Isso porque, mesmo que o ritmo do mercado imobiliário diminua, manter a qualidade nos serviços prestados é fundamental, criando novas oportunidades para o futuro. Ainda que a funcionalidade da tecnologia permita que os processos se tornem mais ágeis, explorando possibilidades, o olhar humano é necessário para que o atendimento prestado seja personalizado.

Desse modo, é possível auxiliar o cliente em procedimentos como a avaliação, escolha e, até mesmo, a compra de um imóvel, orientando-o sobre questões financeiras, jurídicas e outros detalhes necessários para a realização de uma transação imobiliária.

Processos digitais simplificados

Era comum a necessidade do cliente deslocar-se até a imobiliária para iniciar a busca por seu imóvel. Afinal, era importante visitar cada local para escolher aquele que melhor suprisse suas necessidades. Depois de decidido, era iniciado um longo processo burocrático.

No entanto, devido à pandemia, isso ficou para trás. Atualmente, é possível que o cliente conheça o imóveis dos sonhos, negocie e compre de forma simplificada, sem precisar de visitas físicas, como veremos mais adiante, nem mesmo a necessidade de ir até um cartório em muitos casos. O novo mercado imobiliário tem como tendência os processos digitais que, assim como em outras áreas, permite simplificar e tornar ainda mais seguro tais procedimentos.

Tour virtual

Com o desenvolvimento da tecnologia digital, ferramentas que eram utilizadas somente em áreas específicas acabaram se popularizando em outros campos, como é o caso da realidade virtual.

Permitindo maior imersão dos sentidos e tornando a experiência do cliente mais real, o tour virtual por meio dessa ferramenta é realizado de modo a oferecer comodidade e conforto. Dessa maneira, as imagens de um imóvel podem ser apresentadas em 360º.

Com essa alternativa do novo mercado imobiliário, o cliente não precisa se deslocar até uma agência de imóveis. Basta acessar o anúncio da visita virtual por meio do site ou canal de comunicação junto a um representante da empresa.

Aumento de vendas de imóveis online

A facilidade de comprar um imóvel online e ter toda a burocracia resolvida à distância é outra entre as preferências do novo cliente. O cenário atual é muito diferente dos últimos anos. No novo mercado imobiliário, o consumidor prefere resolver o que for possível sem sair de casa, pela internet.

Assim, as compras online também tiveram aumento, visto que os clientes apresentam mais confiança nesse processo. Processos burocráticos podem ser resolvidos sem sair de casa, evitando deslocamento até cartórios. Isso é possível devido a tecnologias como:

  • assinatura digital: procedimento seguro em que os dados de transação são protegidos de qualquer interceptação;
  • aplicativos bancários: possibilita transferência de qualquer quantia.

Modernização na divulgação dos imóveis

Por fim, o novo mercado imobiliário também conta com a divulgação modernizada por meio de estratégias que diferenciam os corretores e imobiliárias nesse segmento competitivo. Afinal, com o avanço da tecnologia em diversas áreas, era de se esperar o crescimento da preferência por anúncios digitais, em plataformas online, sites e redes sociais.

Com o crescimento da popularidade dos dispositivos móveis, é importante pensar em estratégias que sejam aplicáveis também para esse tipo de dispositivo, envolvendo um público maior.

Expectativa de vendas para 2022

As expectativas para o novo mercado imobiliário indicam que o ano de 2022 pode ser menos aquecido que 2021. Isso se deve à retração do índice de vendas no último semestre do ano passado. Contudo, o ano começou com a venda de imóveis em alta, impulsionada por fatores como o crédito imobiliário.

Essas são conclusões da 4ª edição do Indicador de Confiança do setor imobiliário residencial, realizado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). A pesquisa ainda revelou que os preços aumentaram no 4º trimestre de 2021, mantendo a tendência de alta. Esse pode ser reflexo de custo e manutenção na procura por imóveis.

Ainda assim, as expectativas são favoráveis em relação aos lançamentos e aquisição para o setor, mostrando que espera-se manter o ritmo do negócio ao invés de reduzi-lo. Contudo, é preciso ter cautela.

Por esse motivo, é fundamental adequar-se ao novo mercado imobiliário, oferecendo facilidade, funcionalidade, segurança e comodidade ao cliente. Desse modo, é possível manter-se em alta no mercado competitivo.




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