quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Ar condicionado a energia solar pode chegar ao Brasil em breve


O sistema reduz em cerca de 50% o consumo de energia elétrica e pode ser uma solução para economizar na conta de luz
Está perto de chegar ao Brasil um ar condicionado que consome 50% a menos de energia. Isso porque boa parte de seu funcionamento é a base de energia solar e a instalação é mais simples do que a de um ar condicionado convencional.


Dono da empresa mineira LuxTherm Soluções Sustentáveis, o empresário Gilberto Rodrigues, conta que já está em negociação para trazer o produto ao Brasil.
“É um ar condicionado que possui tubos de vidro a vácuo que captam a energia solar. A partir disso ele faz o ar condicionado funcionar com 50% a menos de energia. É um sistema híbrido, ele é ligado a energia convencional, mas utiliza em parte a energia solar”, explica.
Ainda segundo o empresário, a ideia é tentar importar o produto a um preço mais acessível. “A expectativa é que em dois meses ele já esteja sendo vendido aqui. O problema é que a tarifa para ar condicionado é mais alta do que para outros produtos elétricos, mas estamos tentando arrumar um jeito. Pode ser que ele custe em torno de R$ 2.500. Mas é um aparelho que se paga ao longo do tempo pelo tanto que você vai economizar na conta de luz”, explica.
A empresa que foca em soluções sustentáveis também trabalha com painéis solares que transformam energia solar em energia elétrica, e aquecedores solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário