quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Como conseguir financiamento de imóvel pela Caixa?



Conseguir financiamento imobiliário pela Caixa é o desafio de muitos que pretendem realizar o sonho da casa própria, mesmo após as  mudanças das taxas e regras da Caixa Econômica Federal para o financiamento imobiliário
Com as novas regras,que passaram a valer em maio de 2015, os interessados em comprar um imóvel usado pelo SFH (Sistema Brasileiro de Habitação) deverão dar uma entrada de no mínimo 50% e financiar a outra metade. Antes das mudanças, a entrada mínima para o financiamento pela Caixa era de 20%. No caso do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), o valor mínimo da entrada passou para 60% e o consumidor pode financiar os outros 40%.
Além disso, com a crise pela qual o país tem passado, os juros do financiamento bancário têm aumentado paulatinamente. Em setembro, por  exemplo, a CEF anunciou um aumento das taxas de juros. Ainda que o aumento pareça baixo, em torno de 0,45% ao ano, o acumulado dos aumentos já assusta um pouco, tendo em vista que, há não muito tempo, era possível encontrar taxas entre 1% e 2% menores que as atuais. Pode parecer pouco, mas mesmo uma diferença pequena dessas, em um financiamento imobiliário de 20, 30 anos, pode fazer um enorme estrago no bolso.

Pontos a considerar antes de optar pelo financiamento imobiliário pela Caixa Econômica

Apesar desse cenário, há quem ainda deseje comprar a casa própria por meio dofinanciamento imobiliário oferecido pela Caixa. Mas como proceder?
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que nem sempre a CEF é a melhor opção de investimento. Embora a imagem da Caixa como a opção melhor e mais barata venha logo à mente quando pensamos no assunto, também é importante investigar no mercado as opções. Recentemente, por exemplo, matéria do Portal Exame mostrou como, principalmente para imóveis mais caros, é possível encontrar opções relativamente mais baratas em outros bancos.
Dito isso, qual o passo a passo para conseguir um financiamento imobiliário pela Caixa?
Antes de liberar o dinheiro, a Caixa (assim como qualquer outro banco) faz uma análise de crédito para comprovar que você tem condições de pagar as parcelas do financiamento. Muitos são reprovados nessa etapa, principalmente por não conseguirem comprovar renda. Mas existem algumas medidas que você pode tomar para diminuir os riscos da reprovação e estar preparado antes de procurar o crédito na Caixa.
Em primeiro lugar, faça o possível e o impossível para não ficar com o nome sujo. Por isso, caso tenha alguma dívida que ainda não foi paga, regularize-a antes de procurar o financiamento. Nesse sentido, ainda, uma primeira medida interessante é fazer seu cadastro positivo. Trata-se de programa criado e mantido pela Serasa Experian, por meio do qual se deixa pública a informação sobre bons pagadores para que bancos e empresas descubram quem está com o pagamento das contas em dia. Ao fazer esse cadastro e manter sua vida financeira em ordem, é possível até conseguir empréstimos e financiamentos com juros menores. Clique aqui e veja como participar.
Uma segunda medida é abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, o que serve tanto para facilitar o processo de aprovação de crédito quanto para conseguir uma redução nas taxas de juros. Como o banco tem acesso a suas informações bancárias, pode avaliar melhor se você tem condições de entrar em um financiamento. 
Além disso, é importante usar essa conta para depositar todo o dinheiro que você ganhar, porque isso irá ajudar a comprovar seu orçamento, principalmente se você for autônomo ou tem mais de uma fonte de renda. Com essa medida, fica mais fácil comprovar que você recebe o dinheiro que declarou no pedido de financiamento.

Procedimento para obter financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal

É importante lembrar que o financiamento de imóvel só permite que você gaste 30% da sua renda na parcela da casa. Por isso, é importante tomar todas as medidas para comprovar que você tem uma renda suficiente para pagar as prestações dentro desse limite.
Ah! Não se esqueça você pode somar duas rendas para financiar o imóvel. Se a casa ficará em seu nome e no nome de seu cônjuge ou de um filho, é possível somar as duas rendas na hora de fazer o financiamento. 
A própria Caixa tem um simulador do financiamento habitacional que permite traçar alguns cenários e verificar o valor máximo do financiamento que sua renda comporta. Na verdade, a simulação pode ser considerada a primeira etapa para a obtenção do financiamento do imóvel com a Caixa. Entre a simulação e a assinatura do contrato, todo o processo leva cerca de 30 dias até ser completado.
Como destacado, o primeiro passo é descobrir se as parcelas cabem de fato em seu orçamento. Para isso,o valor da entrada e das parcelas, levando em conta sua renda e o preço do imóvel que pretende comprar. 
Deu tudo certo na simulação? É preciso, então, ir a uma agência da Caixa levando os documentos exigidos pela Caixa para fazer o cadastro para verificação das condições necessárias para o financiamento imobiliário. Estes documentos ficarão com o banco, que fará a análise de crédito. Se você puder utilizar o FGTS na compra, é neste momento que você deve apresentá-lo por meio de um formulário. Se você ficar na dúvida, pergunte ao gerente na agência.
Entre dois e cinco dias úteis após a finalização do cadastro e entrega dos documentos, a Caixa dará uma resposta sobre o financiamento. Se o crédito for aprovado, o banco informará todos os detalhes da sua compra, inclusive o prazo total do financiamento, além dos valores da entrada, das parcelas e dos juros. Essas informações são muito importantes para que você possa avaliar se, de fato, pode arcar com o financiamento.
Em seguida, é feita a avaliação do imóvel, por meio de engenheiros da Caixa, que analisarão o imóvel que você pretende comprar. Nesse momento, a Caixa também analisará a documentação dos vendedores para verificar se está tudo certo. O prazo para entrega do laudo de avaliação é de até 15 dias. Assim, a aprovação final do financiamento levará de 20 a 30 dias. É importante notar que a  avaliação também tem um custo, a ser arcado pelo interessado em adquirir o imóvel. 
Em caso de reprovação, você pode tentar obter o financiamento novamente. Todavia, o prazo para uma nova tentativa depende do motivo da reprovação. Caso o financiamento tenha sido negado por problemas de crédito (por exemplo, em caso de dívidas atrasadas), é possível pedir uma nova avaliação do financiamento assim que quitar o débito.
A última fase do processo, após a aprovação nas etapas mencionadas, é a assinatura do contrato. O comprador e o vendedor deverão comparecer a uma agência da Caixa para concluir o negócio e, em seguida, com o contrato assinado, o comprador precisará registrá-lo em um Cartório de Registro de Imóveis.
E é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário