terça-feira, 23 de maio de 2017

ENERGIA SOLAR PARA CARREGAR CELULARES. ENTENDA ESSA TECNOLOGIA!



Ainda não é o fim do convencional carregador de celular, mas a tecnologia e o avanço da usabilidade de energia solar prometem um futuro onde procurar uma tomada para dar carga à bateria de um telefone não será uma preocupação.

Que a captação de energia solar tem se difundido cada vez mais, e que esse recurso natural renovável tem sido extremamente incentivado como iniciativa sustentável não é novidade. Mas a ideia de um gerador de energia solar, capaz de carregar um celular até seu nível máximo de bateria, é uma realidade ainda mais empolgante, aproximando a tecnologia do indivíduo.


O carregador solar chegou ao mercado com um preço bastante competitivo, o que o torna ainda mais atraente para o consumidor. Além de funcionar como um carregador solar portátil, o dispositivo pode ser carregado na rua, até mesmo em movimento, dependendo da posição do sol.

Na prática, o gerador de energia solar para celular funciona como qualquer outro carregador portátil, ou seja, uma bateria armazena determinada carga de energia, que posteriormente é repassada para a bateria do celular. No caso do carregador solar, assim que ele é conectado por um cabo micro USB.

O diferencial do carregador com energia solar para celular, é que o mesmo possui uma placa fotovoltaica, geralmente do tamanho do próprio dispositivo, que é carregada com energia solar sempre que está exposta a irradiação do sol. A intensidade do carregamento costuma se atrelar à captação de energia solar, por exemplo, dias nublados tendem a carregar o dispositivo mais lentamente do que os dias com muita incidência solar.



Quanto à autonomia de um carregador de celular que funciona a base de captação de energia solar, pode-se dizer que os níveis de autonomia dependem muito do modelo em questão. De maneira geral, a maioria dos modelos de carregador solar garante, no mínimo, uma carga completa da bateria de um aparelho celular padrão. A principal vantagem é a possibilidade de recarregar o dispositivo através do painel fotovoltaico, mesmo sem voltar para casa.

No mercado já existem diferentes modelos de carregador solar, com diferentes níveis de acabamento, duração e velocidade de carregamento, fatores que costumam influenciar o preço final do produto. A maioria dos carregadores para celulares movidos com energia solar possuem preços que variam entre pouco menos de R$ 50,00, até algumas centenas de reais. Ao adquirir um gerador de energia solar para celular é importante que o comprador certifique-se de que está adquirindo um produto seguro, testado pelo INMETRO, de acordo com as normas mínimas de segurança para o usuário.



Atualmente, também se estuda nos Estados Unidos uma nova tecnologia que tem como proposta um novo modelo de LED capaz de emitir e detectar sinais de luz, o que permite a geração de energia solar. O material que está sendo desenvolvido absorve luz e gera uma corrente fotovoltaica de energia. O acúmulo da corrente elétrica, por sua vez, carrega a bateria do celular. Dessa maneira, o dispositivo móvel poderá ser carregado por uma simples exposição à luz solar, sem a necessidade de conectar o aparelho a um fio elétrico. Os pixels do display do LED também poderão capturar e armazenar energia solar.

Fonte Portal Solar



Nenhum comentário:

Postar um comentário