domingo, 22 de janeiro de 2017

Imobiliária on-line busca facilitar processo de aluguel


Inspirada em modelos inovadores como Uber e Airbnb, QuintoAndar permite que usuário faça tudo pela plataforma, desde a escolha do imóvel até a assinatura do contrato


SÃO PAULO - Quem já alugou um imóvel conhece bem as dificuldades que envolvem o processo. Entre os principais desafios estão a escolha do imóvel perfeito e a procura de um fiador. Pensando nisso, os empresários André Penha e Gabriel Braga fundaram há dois anos a startup paulistana QuintoAndar. Inspirada em modelos de negócio disruptivos, como Uber e Airbnb, a plataforma reúne diversas funcionalidades que envolvem desde a escolha do imóvel até o fechamento do contrato por meio de assinatura eletrônica - tudo on-line.
De acordo com Penha, a assinatura eletrônica tem o mesmo valor legal de um contrato firmado em papel. Assim que a negociação é finalizada, todas as informações são validadas pelo departamento jurídico da startup. O contrato fica armazenado com segurança, por meio de padrões de criptografia, pela certificadora DocYouSign, para garantir a legalidade dos dados.
Para conferir mais segurança ao processo, toda a negociação entre inquilino e proprietário é feita dentro da plataforma e documentada.  "Nosso contrato de adesão é padrão. A diferença é a cláusula de termos negociados. Ali vão, automaticamente, todos os itens acordados entre as partes", explica.
A imobiliária também oferece um seguro-fiador em parceria com a seguradora Cardif, do banco BNP Paribas, para eliminar a figura do fiador e tornar o processo ainda mais simples.
Os empreendedores criaram um mecanismo para evitar que eventuais atrasos no pagamento e inadimplência do inquilino prejudiquem o proprietário. A startup repassa ao proprietário o valor correspondente, mesmo que o inquilino atrase o pagamento. Para facilitar, também enviam para o novo morador do imóvel, em um boleto só, IPTU, condomínio e aluguel. 
Funcionalidades
A QuintoAndar envia um fotógrafo para fazer imagens mais adequadas do imóvel e, assim oferecer uma visão completa. A plataforma permite ao interessado agendar a visita com um corretor diretamente no site. "Se antes era preciso visitar 30 casas para escolher a melhor, hoje é possível escolher pelo site só as que mais agradam, pois as fotos permitem ver essas residências com mais detalhes, inclusive seus defeitos, para depois visitá-las", diz.
O proprietário precisa baixar um aplicativo à parte e informar alguns dados. Apenas com informações pessoais é possível identificar se o anunciante é de fato o dono do imóvel, sem necessidade de informar dados como a matrícula do imóvel.
Já o inquilino, após escolher o imóvel e negociar com o proprietário, passa por uma rápida análise de renda e crédito. É preciso que ele comprove uma renda 3,4 vezes maior que o valor do aluguel. Se passar pelos critérios e obtiver a aprovação da seguradora, o processo se encerra em até quatro dias, a não ser que surjam imprevistos.
Para a intermediação do contrato, o proprietário arca com um custo de 100% do valor do primeiro aluguel e depois com 8% sobre o aluguel mensal como taxa administrativa.
Entre os serviços oferecidos para administração do imóvel está a intermediação de conversas entre as partes para resolução de questões pontuais, como reforma, e a garantia de que o proprietário receberá seu pagamento em dia.
Corretores autônomos
Recentemente foi adicionada à plataforma uma ferramenta para avaliação dos corretores, em período de teste, para que possam começar a buscar melhorias de acordo com a pontuação de cada um.
Assim como os motoristas do Uber, os corretores da QuintoAndar recebem a notificação de onde devem ir e a qual cliente devem atender. Eles não necessariamente trazem imóveis para dentro da plataforma, mas trabalham para ela e ganham dinheiro com isso, fazendo com que, "juridicamente, a startup seja uma imobiliária, mas, na prática, uma empresa de internet", explica Penha.
Atualmente o time conta com aproximadamente 100 corretores e outros 2 mil na fila de espera aguardando aprovação para atuar com a ferramenta, diz. Eles ganham em média 30% sobre o valor do primeiro aluguel de cada imóvel que ajudaram a alugar.  
Com a QuintoAndar, cada corretor consegue visitar em média seis apartamentos por dia, o que, na lógica da startup, é mais vantajoso se comparado com as imobiliárias convencionais, onde conseguiriam uma média de  duas a três visitas na semana.  
Hoje são 10 mil visitas por mês pela startup. Desde 2015, afirma, o número de solicitações vem crescendo 35% ao mês.
A ideia
Produtor de videogame, Penha tinha uma empresa que fazia jogos, mas não era exatamente um negócio escalável. Decidiu então ir para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, para aprender sobre as grandes empresas. Lá ele conheceu o sócio e co-fundador da startup, Gabriel Braga.
A dupla criou o primeiro modelo que viria a ser a QuintoAndar durante um curso de MBA em Stanford. "O mercado imobiliário precisava de algo digital; os processos ainda eram ainda os mesmos de 50 anos atrás", diz.  
Voltaram ao Brasil e em 2014 receberam um primeiro aporte de investidores anjos. No ano seguinte, outro aporte veio do Kaszek Ventures, um fundo de venture capital, totalizando US$ 7,2 milhões.
Atualmente a startup tem na base 3 mil imóveis disponíveis para aluguel imediato, mas desde a sua criação foram anunciados mais de 40 mil.
O empresário não revela valores, mas diz que pretende encerrar o ano com o plano de expansão da startup abrangendo mais municípios de São Paulo, como Barueri e Guarulhos. Para 2017, a ideia é ampliar a atuação para outros estados. 
Elaine Coutrin (DCI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário