quinta-feira, 17 de março de 2016

São Caetano tem o melhor IDH municipal do Brasil

Santo André e São Bernardo estão entre os 30 melhores índices nacionais

A cidade de São Caetano tem o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Brasil. O índice de 0,862 garantiu a liderança do município do ABC no ranking brasileiro. O resultado leva em consideração renda, longevidade e educação, e a nota total oscila entre 0 e 1.
O levantamento está no Atlas do Desenvolvimento Humano, lançado nesta terça-feira (25) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), órgão ligado ao governo federal, e a Fundação João Pinheiro.
O coordenador da Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades, Luiz Silvério, considerou a formação da cidade de São Caetano como ponto principal para o resultado. “São Caetano não tem favelas ou periferias, e isso acontece porque a cidade não tem espaço, ela está toda concentrada”, avaliou.
Por outro lado, segundo o coordenador, ainda existem fatores limitantes que fazem com que a cidade não consiga um índice maior do que o alcançado.
As outras seis cidades da região oscilam entre 0,749 e 0,815, com Rio Grande da Serra (562ª no ranking nacional) e Santo André (14ª), respectivamente. São Bernardo, com 0,805, é o terceiro município melhor colocado do ABC, ficando na 28ª posição nacional. Ribeirão Pires, com 0,784, ocupa a 100ª posição. Já Mauá, com 0,766, ocupa o 274º lugar. Diadema, com 0,757, é a segunda pior cidade da região e fica na 420ª colocação nacional.

Silvério classificou o desempenho da região como positivo e comentou que os setores de renda e habitação são os pontos que devem ser privilegiados para melhora dos resultados futuros. “O país e a região estão melhorando, mas falta atenuar a concentração econômica, ainda um grande obstáculo para o crescimento do Brasil”, disse.
Além da concentração de renda, o país necessita melhorar a educação do Brasil. “Para que o índice cresça em todo o Brasil, é necessário conseguir ter maior eficiência na educação, algo que não foi investido desde a formação do país e, também ignorado por militares na época do regime militar”
Silvério ainda comparou o resultado nacional ao de outros países do mundo e da América Latina. “Não tem como um país crescer sem que os vizinhos cresçam também. Se a América Latina crescer, isso é melhor para o Brasil que pode acompanhar esse desenvolvimento", explicou.

ABC
Os índices das cidades do ABC também tiveram um crescimento nas três última pesquisas. O crescimento mais significativo foi na cidade de Rio Grande da Serra, que passou de 0,498 em 1991 para 0,749 em 2010. Veja o aumento na tabela abaixo.

CAIO DOS REIS
YAGO DELBUONI


Nenhum comentário:

Postar um comentário