terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cobertura contempla o sol da Bahia



Em meio ao corre-corre de qualquer grande cidade, luxo mesmo é ter espaço e tempo para poder usufruir da rotina movimentada.
Foi com essa filosofia em mente que o arquiteto David Bastos levou a deslumbrante paisagem da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, para dentro deste dúplex localizado na cobertura de um prédio de 28 andares, que ora se debruça sobre o mar, ora proporciona um panorama infinito da capital baiana.

A vista de tirar o fôlego em 360° é antídoto garantido contra o mau humor e instiga os moradores a energizarem-se diariamente com o visual das manhãs, ou a desacelerarem no pôr do sol.
O vidro é a grande estrela do projeto, iniciado quando o edifício ainda estava em construção. Foi esse timing que possibilitou transformar três paredes de alvenaria em verdadeiros cartões-postais – uma delas voltada para o mar e as outras duas para a urbe. Emolduradas pelo revestimento de nogueira que conecta todos os ambientes sociais, as paisagens ganharam status de obra de arte em setores onde impera uma decoração quase minimalista. “Os moradores gostam de áreas amplas, com poucos móveis”, conta David. Harmonização é palavra-chave nos 700 m² do imóvel, graças à presença marcante e constante do cenário externo. Tons neutros formam uma base clean que conecta as salas de estar e jantar, o home theater e um pequeno living. “Além da madeira, que aquece, o linho e o couro são outros importantes aliados e fazem contraponto ao piso de mármore branco”, afirma o arquiteto.


Para cada cômodo, David escolheu highlights que impressionam, sem ostentação. Na varanda incorporada ao estar fica a mesa da B&B Italia, um dos curingas do projeto. “Funciona tanto para o café da manhã como para reunir os amigos em torno de deliciosos petiscos”, diz ele. As esculturas de bronze, de Bruno Giorgi, e de madeira, de Frans Krajcberg, em companhia da tela de José Bechara, todas estrategicamente posicionadas, são marcos da seleção de importantes obras de arte. São para elas que corre o olhar nos breves momentos em que é possível distanciar a atenção do azul do Oceano Atlântico. Sobre a mesa de jantar de Jader Almeida paira um lustre de cristal da Baccarat. Um aparador de Etel Carmona completa o décor. Uma dica do arquiteto é o uso de película de redução de calor nos vidros que, de quebra, evita que o sol desbote os móveis.


Protegida por paredes espelhadas, uma escadaria dá acesso ao andar inferior, onde fica a ala privativa do apartamento, com as suítes do casal e dos dois filhos, além de escritório e sala íntima. A banheira que parece flutuar sobre o mar liga as duas salas individuais de banho dos proprietários e convida a um longo dolce far niente enquanto o sol desaparece na água. Por fim, um teleférico desce do prédio, entre as árvores, até um píer, já em mar aberto.“Dali, a família vai de barco em apenas 14 minutos até a ilha de Itaparica, bem em frente, e onde fica a casa de praia”, diz David. Não é preciso ser Jorge Ben Jor para saber que, também aqui, o espetáculo é abençoado por Deus e bonito por natureza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário